Criolo: É verdade! “Na quebrada escorre sangue”

 
Nos Trilhos, logo após a Rodoviária, na Avenida Borges de Melo, em Fortaleza (CE), às 17 h, neste domingo (11/03), em uma “quebrada” como diz o final da música “Cálice” de Criolo, um corpo espalhado se situava sobre os trilhos. Uma multidão em volta, isolada pela fita colocada pelos policiais, mostrava um corpo retalhado, e uma cabeça posta sobre a pista, onde vi a cena pela janela de um ônibus.

Veja Criolo – Cálice
 
Sem saber se aquele corpo era vitima do trem, já que estava jogado em pedaços sobre os trilhos ou de outra causa, pois a região é vitima de violência imposta pelo tráfico e pela desigualdade social.
A música ou refrão dessa releitura de “Cálice” de Chico Buarque e Milton Nascimento chama atenção da situação das periferias e dos jovens, com os versos, “Afasta de mim a biqueira, pai / Afasta de mim as biate, pai / Afasta de mim a coqueine, pai. / Pois na quebrada escorre sangue”.
Veja Criolo – Em entrevista em Marilia Gabriela no dia 18 de Janeiro de 2012
 
Em entrevista no dia 18 de janeiro de 2012, ao programa da Marília Gabriela no SBT, sobre a música ele caracteriza as biqueira como os pontos de venda de drogas, as biate como as mulheres ou homens que usam os outros como trampolins na vida, e coqueine como a cocaína ou as drogas.
Veja Chico Buarque falando sobre Criolo em show em Belo Horizonte
 
Chico Buarque, no dia 06 de novembro de 2011, em um show em Belo Horizonte, faz uma homenagem a Criolo, com as seguintes palavras, “Era como se o camarada dissesse: ‘Bem-vindo ao clube, Chicão, bem-vindo ao clube”. Valeu, Criolo Doido! Evoé, jovem artista. Palmas pro refrão do rapper paulista.” e canta o refrão da releitura de Cálice.
Veja Emicida – Rua Augusta
 
“Calice”, “Subirusdoistiozim” de Criolo e “Rua Augusta” de Emicida, assim como muito outras canções, denunciam a violência, a insegurança ou a situação enfrentada pelas pessoas simples tentando ganhar a vida. Esse esforço demonstra como a música serve de um meio para a denúncia social e na mobilização das pessoas para uma mudança.
 
Veja Criolo – Subirusdoistiozim
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s