Gilberto Gil e Monteiro Lobato: explosão de imaginação no Sitio do Picapau Amarelo

 
Folheando revistas enquanto visitava as entidades sindicais, vi o aniversário de 130 anos de nascimento do grande Monteiro Lobato, que nasceu em 18 de abril de 1882. Nas inquietações ao ouvir uma história de um peixe que desaprendeu a nadar, nasceu Narizinho e em seguida o sitio do Picapau Amarelo. A história invadiu a televisão em 03 de julho de 1952, há 60 anos, na TV Tupi, que durou até 1962, com 360 episódios.

Ouça Sitio do Picapau Brasileiro – Gilberto Gil
Mas foi na Rede Globo, com uma introdução da Serie, que a magia do Sitio foi traduzida na letra e melodia de Gilberto Gil que completou 70 anos de nascimento no dia18 de junho e foi no ano de 1977, lançado pela Som livre e com a produção Dori Caymmi a trilha sonora da serie que seria um sucesso.
A riqueza da vida de criança, os sons de um sítio e da fantasia são traduzidos na música de Gil, com uma entrada que já faz todos reconhecerem. O Som da flauta anuncia os outros sons que estão por vir, e a voz que anuncia os doces que enchem as bocas de saliva, continuando com os personagens e situações que enchem a imaginação de qualquer criança e se encravou na memória nacional.
A união da criatividade de Monteiro Lobato que em 1931 lançaria as Reinações de Narizinho, que traria para as gerações de crianças histórias sobre saci, a Cuca, o Reino das Águas Claras, o Minotauro e a nossa linda Boneca de Pano, Emilia. Com a explosão de sons de Gil, que deu a música que encarnou a serie.
Fazem 130 anos do nascimento de Lobato, um patriota e sonhador, no qual sua criatividade nas histórias de Emilia, Narizinho, Pedrinho, Sabugosa e todos outro embalam as crianças até hoje.
Ouça Dory Caimmi –  O Jabuti
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s