Edgard Scandurra: Uma guitarra que influencia o rock nacional

 
Um guitarrista canhoto, compositor, baterista e cantor, um mar de criatividade e ousadia é Edgar Scandurra. Fundador da banda Subúrbio, com o amigo Dino, que na escola conheceu e convidou o amigo Nasi, para mais tarde vir a formar o Ira!, uma das maiores bandas da história do rock nacional.
Com passagem pelo o exercito, no qual a experiência o fez compor a música “Núcleo Base”, que fala sobre o alistamento obrigatório com os seguintes versos: “Eu tentei fugir não queria me alistar / Eu quero lutar, mas não com essa farda”.

Veja Ira!: Núcleo Base
Edgar Scandurra tem um brilho próprio na história do rock nacional, como vi ao assistir Uns dias ao Vivo, show em DVD do Paralamas do Sucesso, que cantava com Hebert Viana as músicas Running On The Spot e Trac Trac. Parceria que se estende ao Ultraje a Rigor e Kid Abelha.
Além das bandas Subúrbio e Ira!, Edgar também participou dos conjuntos Ultraje a Rigor e Smack, esta última lannçou três trabalho, os dois primeiros no ano de 1984 com o título,  Ao Vivo No Mosh e de 1985, Noite e Dia. Após o fim do Ira! lançou o trabalho 3, um EP, no ano 2008.
A guitarra de vários trabalhos de Arnaldo Antunes sai das mãos de Scandurra, no qual em 2009, gravou um trabalho voltado para o público infantil.  Conjuntamente com o cearense Fernando Catatau, do Cidadão Instigado, Scandurra dá vida as guitarras e divide os vocais para a pernambucana Karina Bhur, nos seus álbuns “Eu menti pra você” e “Longe de onde”.
Edgar Scandurra e Karina Buhr – Não Precisa Me Amar
O primeiro álbum solo foi em 1989, com uma boa recepção da critica, trás duas músicas covers do The Who, como a Our Love Was. Algumas músicas estão contidas no Edgard Scandurra ao vivo da TV Cultura, como a Bem Vindo Daniel e Abraços e Brigas, está na época pela esposa Taciana Barros.
No seu disco ao vivo em 2010, vários parceiros como Fernanda Takai, Jorge Du Peixe, Guilherme Arantes, Zelia Duncan, Barbara Eugenia e Charlie Crooijimans dividem as letras, a maioria composta por ele. Com 50 anos completados no dia 05 de fevereiro, toda essa história é pra mostrar a intensa energia de uma pessoa que a partir do punk influencia o rock nacional.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s