João Silva: um Samba de Cabaré uniu Luiz Gonzaga e Ney Matogrosso na trilha sonora de Saramandaia

Os dois não têm muito em comum, estilos diferentes, mas a data de hoje, tem o significado especial na história da música popular brasileira. São 23 anos da triste partida de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião e 71 anos do nascimento de um dos maiores interpretes da música popular brasileira, Ney Matogrosso.

Como não cantaram juntos, quem os uniu foi um sucesso de João Silva, dentro da trilha sonora de saramandaia. O parceiro de Luiz Gonzaga, desde 1964, foi com a composição “Não foi sucesso” do LP “A sanfona do povo”. Silva tem mais de duas mil composições e um dos seus maiores sucessos é a música “Pagode Russo”, ao lado de Luiz Gonzaga.
João Silva e Luiz Gonzaga – Pra Não Morrer de Tristeza
 O encontro aconteceu na trilha música da novela “Saramandaia”, onde Ney cantou “Pra não morrer de tristeza” com a expressão famosa, “Companheiros de outrora, inimigos do amor”. A composição que foi cantada por Gonzaga e o próprio João Silva, eu uma outra ocasião, fala de uma mulher que deixa o lar para seguir uma vida de orgia e o homem que a acompanha no destino.
Luiz Gonzaga brinca com João Silva para definir essa música, que não é um baião, mas um samba que tem a sanfona do mestre Gonzaga. Palavras como brega, da raça, de cotovelo, de cabaré, apracatado, de cachaça são algumas expressões na brincadeira para definir o samba de mestre Silva e Gonzaga.
Ney Matogrosso – Pra Não Morrer de Tristeza
A trilha sonora da novela teve a música “Pavão Mysterioso” do cearense Ednardo, “Capim Novo” com Luiz Gonzaga, além de outros interpretes como Gonzaguinha, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Fafá de Belém, dentre outros, como a própria Sonia Braga cantando “Sou o estopim”.
Em 1976, no Lp Bandido, Ney Matogrosso gravou o sucesso de  João Silva. Os Demonios da Garoa e Nubia Lafayete foram outros músicos que interpretaram a canção.
Luiz Gonzaga – Pagode Russo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s