Marinês: De Patrulha de Choque do Rei do Baião a Rainha do Xaxado

Inês Caetano de Oliveira participou de um programa de rádio em Campina Grande pela década de 40. Para que seus pais não soubessem, colocou Maria na frente do nome e radialista ao falar deu a ela o apelido que marcaria sua carreira, Marinês. Nasceu no dia 16 de novembro de 1935 em São Vicente Ferrer (PE), mas foi com a família para a cidade de Campina Grande (PB).

Marinês – Balanceio da Usina
Com Abdias, sanfoneiro e seu marido desde os 14 anos de idade, junto com Cacau formaram o  grupo “Patrulha de Choque do Rei do Baião”. Com o objetivo de divulgar a música de Luiz Gonzaga, antes deste se apresentar, o conheceram na cidade Própria, Estado de Sergipe.
A parceria com Luiz Gonzaga lhe valeria o apelido colocado por ele próprio de “Luiz Gonzaga de saias”, assim como também a “Rainha do Xaxado”.
Marinês – Peba na Pimenta
Teve entre 1956 e 2006 ao mais de trinta álbuns. Participou do filme “Rico ri à toa”, de Roberto Faria, no ano de 1958.
Teve como compositores em suas canções, alguns parceiros de Luiz Gonzaga como Zé Dantas, Gordurinha, Antonio Barros, dentre muitos compositores da Música Popular (MPB).
Marinês – Gosto de tudo grande
João Batista do Vale foi compositor de alguns sucessos de Marinês, como “Balanceio da Usina”, em parceria com Abdias Filho, “Peba na pimenta”, “Pisa na fulô”, “Quero ver xaxar”, dentre outros.
Com música que tinham a brincadeira do duplo sentido, teve a situação de padres em missas pediam pra não ouvir a música “Peba na pimenta”. Outra música famosa pelo duplo sentido “só gosto de tudo grande”.
Marinês e Ney Matogrosso -Lamento Sertanejo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s