Leila Pinheiro: Um presente do Pará para a música brasileira

Dentre as estrelas que o Pará deu a música brasileira, a cantora e pianista Leila Pinheiro é umas das que se destaca dentro o repertório e qualidade musical. Nascida em 16 de outubro de 1960, Leila abandonou aos 19 anos, a faculdade de medicina para dedicar-se somente a música.

A ida em 1981 ao Rio de Janeiro abriu horizontes à cantora, que teve gravado em 1983, o primeiro disco com o nome da cantora “Leila Pinheiro”. Com a canção “Verde” de Eduardo Gudin e José Carlos Costa Netto, conquistou em 1985, o terceiro lugar no “Festival dos festivais” realizado pela Rede Globo, sendo considerada a artista revelação.
Música “Verde”interpretada por Leila Pinheiro acompanhada por Cesar Camargo Mariano
Leila destacou-se como uma interprete de músicas da bossa nova. O disco “Benção Bossa Nova” (1989), produzido por Roberto Menescal, comemorou os 30 anos do movimento musical, sendo lançado no Brasil e no Japão. Em 1995 homenageou novamente o movimento, com o disco “Isso é Bossa Nova”, com a produção de José Possi Neto. Em 2008 participou junto com Carlos Lyra, Roberto Menescal e outros artistas do Show “Bossa Nova 50 anos” no Rio de Janeiro.
Leila teve discos produzidos com Nelson Mota, “Leila: outras caras” de 1992 e por Cesar Camargo Mariano, “Coisas do Brasil” em 1993.
Música Hoje – Parceria de Leila Pinheiro com Renato Russo
Realizou shows e discos em homenagens a compositores como Aldir Blanc, Tom Jobim, Cartol, dentre outros.
Em 2010, a cantora homenageou os 50 anos do colega Renato Russo, com o Show e disco  “Meu segredo mais sincero” em que canta músicas do Legião Urbana e canta a composição sua junto com Renato Russo, “Hoje”.
Veja entrevista de Leila Pinheiro para a Saraiva sobre a parceria com Renato Russo
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s