Emicida, Criolo e Hulk posicionam-se a favor do Nordeste e contra o preconceito

Criolo_Emicida_HulkApós os resultados das eleições presidenciais de 2014, os moradores da região Nordeste do Brasil foram atacados pelo alto índice de votação na presidente Dilma Rousseff.

Um dos ataques veio do comentarista do Manhattan Conection, Diogo Mainardi, programa da Globo News que verbalizou: “O Nordeste sempre foi retrógrado, sempre foi governista, sempre foi BOVINO, sempre foi subalterno em relação ao poder, durante a ditadura militar, depois com o reinado do PFL e agora com o PT. É uma região atrasada, pouco educada, pouco construída que tem uma grande dificuldade para se modernizar na linguagem. A imprensa livre só existe da metade do Brasil para baixo. Tudo que representa a modernidade tá do outro lado”.

Frente a grande quantidade de comentários preconceituosos contra a região Nordeste, músicos como Criolo e Emicida, assim como o jogador de futebol, Hulk destacaram a importância do Nordeste.

O Rap contra o preconceito

Criolo no dia seguinte a eleição, postou em sua página no facebook, o vídeo da música “Lantejoula”, com o seguinte comentário: “Nordeste também é Brasil”. A música é simbólica, pois seria uma homenagem à região em que seus pais nasceram. O vídeo gerou um total de mais cinco mil compartilhamentos, 39 mil curtidas e 857 comentários acerca da região vítima pelo preconceito devido ao resultado eleitoral.

Criolo – Lantejoula

Emicida, após realizar um show em Salvador, fez a seguinte mensagem a região no dia seguinte a eleição presidencial, “Sobre o norte e Nordeste: – Povo Lindo, Povo inteligente como já diz o nosso mestre Poeta Sérgio Vaz! Estudem mais sobre o nordeste, a contribuição intelectual do NE p/ o Brasil é algo fascinante. Recomendo um Patativa do Assaré p/ hoje”. A declaração de apoio a região gerou protestos por parte de eleitores descontentes com o resultado, mais a maioria dos fãs de Emicida defendeu o Nordeste.

Hulk posiciona-se contra o preconceito de Mainardi

A reação do jogador de futebol, Givanildo Vieira de Souza, mais conhecido como Hulk deu-se através do instagram. O jogador dirigiu-se diretamente a Diogo Mainardi e defendeu a região Nordeste através do comentário nas redes sociais.

Leia o comentário de Hulk na integra:

“Morando tanto tempo fora do Brasil, o jornalista Diogo Mainard não demonstra conhecimento pela importância do Nordeste ao País e principalmente respeito com a população nordestina. Já que ele fala também de cultura, será que ele sabe a importância destes homens para o Brasil: Graciliano Ramos, Rui Barbosa, Glauber Rocha, Jorge Amado, Suassuna, Renato Aragão, Caetano Veloso, Gilberto Gil, José Wilker e Chico Anisio. Cito 10 importantes nomes nascidos no Nordeste em vários períodos que contribuíram para a evolução do Brasil. São escritores, poetas, pensadores, atores e compositores que ajudaram e são referências do Brasil no exterior. Infelizmente o Mainard demostra ignorância e arrogância quando crítica o Nordeste. Nossa população tem dificuldades e luta com humildade para melhorar sua condição de vida. As maiores dificuldades foram impostas pelos diversos Governos ao longo dos anos. Mainard, respeite o Nordeste”!

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s