Jean Ferrat: Uma voz em defesa da frança e da poesia

jean ferratUm poema musicado de Louis Aragon, militante comunista e voluntário na guerra civil espanhola e na resistência francesa contra o nazismo, “Les yeux d’Elsa” fez com que Jean Ferrat fosse conhecido pelo grande público francês em 1956. A canção foi cantada na voz de André Claveau, fazendo com que Ferrat que já cantava em cabarés fosse reconhecido como compositor.

Jean Ferrat tinha afinidade politica com Louis Aragon, pois foi salvo pelo exercito vermelho na segunda guerra mundial. Seu pai, imigrante russo foi enviado para Auschwitz. Este contato com os comunistas contribuiu para que tivesse uma mentalidade de esquerda e fosse próximo ao Partido Comunista Francês, apesar de não ser filiado. Apesar da identidade de ideias era uma voz critica, inclusive escreveu a canção “camarada” denunciando a invasão de Praga pela União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS) em 1968.

Escute Jean Ferrat – “Les yeux d’Elsa”

Nasceu no dia 26 de dezembro de 1930, em Vaucresson na França. Caçula de uma família de quatro irmãos tinha origem judia. Morreu em Aubenas, no dia 13 de março de 2010.

Distante da mídia, tendo em 1973 deixado de fazer apresentações públicas, foi um sucesso de vendas e critica. Lançou em torno de 18 discos, contemplando canções ligadas ao socialismo e a frança, dentre outros temas. No disco “Ferrat chante Aragon Vol. 2” cantou uma musica em homenagem a Pablo Neruda com o nome de “Complainte de Pablo Neruda”.

Escute Jean Ferrat – La Montagne

Fontes de pesquisa: Wikipédia e http://www.artistikrezo.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s