Um grupo de músicos na Itália tem feito uma homenagem muito bonita a música brasileira, cantando canções de compositores como Cazuza, Cartola, Carlos Lyra, Vinicius de Moraes, dentre outros grandes músicos.
Este grupo se Bandazz, sendo compostor por: Max Lantieri (Vocal), Theo Salvitti (Guitarra), Andrés Arce Maldonado (Sax), Marta Capponi (Vocal), Chiara Tavolieri (Vocal), Guerino Rondolone (Baixo) – Riccardo Gola (Baixo), Nicola Benigni (Piano), Emiliano Caroselli (Bateria), Marco Calderano (Bateria) e Marcelo Rayos (Percussão).
Para definir esta homenagem nada melhor do que as palavras do vocalista Max Lantieri:
“BandazZ: É um projeto músico -cultural que nasceu com a intenção de homenagear o maravilhoso mundo da Música Popular Brasileira (MPB) em particular modo à elegância e sofisticação da Bossa Nova e a grandeza poética de seus mestres compositores e de seus memoráveis interpretes.
A herança musical que nos foi transmitida por diversos autores e compositores brasileiros é de valor inestimável. não pode enumera-los todos aqui, eu vou apenas mencionar aquelesque sao os Mestres incontestáveis do gênero que inspirou este projeto : a Bossa Nova.
Antônio Carlos Jobim, João Gilberto, Vinicius De Moraes.
A magia da música de A.C. Jobim, composta pela alma de imensa poesia vital e sensual como a de Vinicius De Moraes, da intuição e da genialidade musical de João Gilberto, que de fato criou um novo estilo de tocar violão, a “batida”, criaram uma mistura explosiva que originou o “New Wave” que atingiu distante costa da América do Norte, onde foi recebida de braços abertos e com as devidas honras, onde já havia o Tio Jazz …
De Salvador à São Paulo e Rio de Janeiro, o despertar de um povo passou por esta nova onda musical que sabia falar ao coração de uma forma simples e direta, imaginativa e real ao mesmo tempo, estimulando sonhos e fantasias.
E muitos foram os interpretes de primeiro plano, que com a sua performance de autores contribuíram para transmitir para nós e para a posteridade, o encanto e a beleza desta música imortal fazendo-nos pelo menos saborear o perfume da ressaca, daquela onda magnética.
No meu Pantheon pessoal dos Autores, além de o referido trio, estão Chico Buarque De Hollanda e os “Doces Bárbaros” baianos, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia; figuras históricas da música brasileira, os fundadores do movimento “Tropicália”, juntamente com Tom Zé, Jorge Ben Jor, Rita Lee e “Os Mutantes”, artifícios daquela Revolução Cultural, que refletia o desejo de mudança que o país reclamava, que pouco depois levou ao fim da ditadura militar.
Colocando em jogo eles mesmos até o fim , à custa da própria liberdade pessoal, Veloso e Gil conheceram o pior destino, o exílio, em uma terra estrangeira, longe de sua amada Bahia.
Caetano Veloso é a estrela-guia que orientou-me a descobrir este mundo maravilhoso que é a Bossa Nova e a MPB; suas interpretações magistrais -Voz e Violão – que para arranjos orquestrais de M° Jaques Morelembaum, os mais famosos poemas do trio de ouro Jobim / Vinicius / João e muitas outras estrelas da MPB, reacenderam em mim uma paixão nunca adormecida, a de cantar.
Foi assim que nasceu a ideia de montar uma BandazZ (Banda Jazz) para realizar Homenagem#1, a primeira coleção de canções, que pensei em homenagear, que pesquei aqui e ali no profundo e límpido oceano da Bossa Nova e da MPB.
Um agradecimentos especiais aos meus “parceiros de trabalho”, que com sua paixão, sensibilidade artística e profissionalismo, tornaram possível, mais uma vez, a magia da música”.
Max Lantieri
Veja as músicas que já foram interpretadas pela banda no Youtube:
E’ preciso Perdoar (Alcivando Luz, Carlo Coqueijo)
Eu preciso dizer que te amo (Cazuza, Dè, Bebel Gilberto)
Falsa Baiana (Geraldo Pereira)
O Samba e o Tango ( A. Regis )
Coisa mais linda (Carlos Lyra – Vinicius de Moraes)
O Mundo é um moinho (Cartola)
Faz parte do meu show (Cazuza – Renato Ladeira)