Bloco de Carnaval Sanatório Geral suspende atividades em 2017

O bloco de Carnaval Sanatório Geral anunciou que não sairá pelas ruas do Benfica no ano de 2017.

O bloco afirmou durante o balanço de 2016, que “o ponto negativo, pelo que mais uma vez lamentamos, foi a ineficácia do Poder Público em organizar o trânsito e estacionamento de carros, fazer a limpeza urbana adequada, ordenar os ambulantes e, ainda, em banir o uso de paredões de som durante e após a apresentação do Bloco. Esses fatos são sérias ameaças à existência não só do Sanatório Geral, mas a qualquer iniciativa que queira fazer um carnaval alegre, acessível e urbanisticamente responsável”.

O fim do bloco tinha sido ventilado nas redes sociais e na manhã do dia 28 de dezembro de 2016 foi publicado a nota no blog do Sanatório. Confira a nota: http://sanatorio2016.blogspot.com.br/2016/12/nota-do-sanatorio-geral.html?m=1

Veja o texto da nota:

Nota do Sanatório Geral

É com muita saudade e também com o contentamento de ter participado da história do carnaval de Fortaleza e, sobretudo, da alegria de tantas pessoas que tornamos pública a decisão de não mais botar o Bloco Sanatório Geral na rua. Saímos de boa conosco e, sobretudo, com os brincantes que deram existência ao Bloco. Hoje queremos dizer do desfecho e do que para nós foi o fundamento do Bloco e, cremos, de todos os laços que dele surgiram.

O Sanatório nasceu da convergência espontânea de desejos, dessas que só o não-sabido da vida é capaz de produzir. Somos uma geração cujas infâncias foram tecidas nas festas do interior: dizemos do interior do Nordeste e do interior de cada um de nós. Portanto, os carnavais do Moraes Moreira, as brincadeiras de rua, a infância criativa e as memórias por escrever foram pássaros que pousaram no mesmo fio que nos conduziria ao Sanatório Geral. Somos filhos de um tempo e, portanto, filhos de um fluxo.

Se dizemos isso, é porque os motivos que levaram à revoada dizem respeito principalmente às re-evoluções que se fizeram na vida singular e concreta de cada um de nós. Nesses dez anos, muita gente chegou, muita gente partiu, mães e pais surgiram, casais se desenlaçaram e amores se encontraram. Fizemos também diversas escolhas e aceitamos assim as consequências e efeitos delas. Acertamos muito e erramos muito também. Mas chegou o tempo em que os problemas que sempre acompanharam o fazer do Bloco pesaram demais sobre o coletivo que lhe animou por dez anos e a alegria deixou de ser a prova dos nove.  O que queremos evidenciar neste momento não são os problemas, que já são pra lá de sabidos e divulgados, mas o esgotamento que a renitência e insolubilidade deles impôs ao grupo criador. O Sanatório nunca foi dado a mimimis ou barganhas. Se hoje anunciamos o encerramento do Bloco, é porque de fato se esgotaram todas as nossas possibilidades de fazê-lo com a leveza e a artesania que teciam sua natureza.

Nos despedimos com a voz embargada, com muitos curtas-metragens passando em cada linha desse texto. São sonhos, desejos e vidas que se escreveram e, acreditamos, continuarão se multiplicando e se escrevendo com a tinta fina da liberdade de deixar viver o que cada um é.

Bloco Carnavalesco Sanatório Geral

27/12/2016

Por Esdras Gomes Silva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s